A psicanálise foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939), que acreditava que as pessoas poderiam ser curadas, fazendo conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes. Para tanto, Freud criou técnicas que facilitassem a pesquisa. Após Freud, muitos outros psicanalistas contribuíram para o crescimento do corpo teórico da psicanálise, pois todo o conhecimento científico é acumulativo e progressivo. O desenvolvimento da psicanálise passou por Carl Gustav Jung que desenvolveu técnicas como a individuação, a visualização criativa, a imaginação ativa, a interpretação de sonhos e a terapia pelos arquétipos. Wilhelm Stekel explanou sobre a psicanálise ativa ou intuitiva, onde ele deu importância à intuição, a necessidade do seu desenvolvimento para fazer frente aos novos desafios do milênio. Alfred Adler desenvolveu a anamnese mais completa. Jacques Lacan desenvolveu uma nova abordagem por meio dos matemas, nó borromeano e os quatro discursos. Erich Fromm deu voz ao inconsciente social. Wilhelm Reich foi mais longe ao lidar com a energia, criou a vegetoterapia e os anéis. Viktor Frankl desenvolveu o conceito do inconsciente espiritual com as três forças.
A psicanálise já completou mais de um século como a ciência do inconsciente, e apesar de não ser ciência no sentido cartesiano, é um método de tratamento dos transtornos psíquicos e, inclusive, um método de pesquisa. A psicanálise é uma arte, que investiga e busca a compreensão do inconsciente e é considerada como uma forma de tratamento das psiconeuroses que acometem os seres humanos.
Benefícios:
O objetivo da terapia da psicanálise é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, trazer o inconsciente ao consciente. Dessa forma, a psicanálise é uma arte, que tem como objetivo a investigação e compreensão do inconsciente e é considerada como uma forma de tratamento das psiconeuroses que acometem os seres humanos. A psicanálise trouxe avanços importantes para os estudos mais atuais. Podemos observar isso na aprendizagem, cura de fobias e traumas, medos, estado emocional e outras contribuições de problemas originados no processo emocional.