Psicanálise

Psicanálise

A psicanálise foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939), que acreditava que as pessoas poderiam ser curadas, fazendo conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes. Para tanto, Freud criou técnicas que facilitassem a pesquisa. Após Freud, muitos outros psicanalistas contribuíram para o crescimento do corpo teórico da psicanálise, pois todo o conhecimento científico é acumulativo e progressivo. O desenvolvimento da psicanálise passou por Carl Gustav Jung que desenvolveu técnicas como a individuação, a visualização criativa, a imaginação ativa, a interpretação de sonhos e a terapia pelos arquétipos. Wilhelm Stekel explanou sobre a psicanálise ativa ou intuitiva, onde ele deu importância à intuição, a necessidade do seu desenvolvimento para fazer frente aos novos desafios do milênio. Alfred Adler desenvolveu a anamnese mais completa. Jacques Lacan desenvolveu uma nova abordagem por meio dos matemas, nó borromeano e os quatro discursos. Erich Fromm deu voz ao inconsciente social. Wilhelm Reich foi mais longe ao lidar com a energia, criou a vegetoterapia e os anéis. Viktor Frankl desenvolveu o conceito do inconsciente espiritual com as três forças.

A psicanálise já completou mais de um século como a ciência do inconsciente, e apesar de não ser ciência no sentido cartesiano, é um método de tratamento dos transtornos psíquicos e, inclusive, um método de pesquisa. A psicanálise é uma arte, que investiga e busca a compreensão do inconsciente e é considerada como uma forma de tratamento das psiconeuroses que acometem os seres humanos.

Benefícios:

O objetivo da terapia da psicanálise é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, trazer o inconsciente ao consciente. Dessa forma, a psicanálise é uma arte, que tem como objetivo a investigação e compreensão do inconsciente e é considerada como uma forma de tratamento das psiconeuroses que acometem os seres humanos. A psicanálise trouxe avanços importantes para os estudos mais atuais. Podemos observar isso na aprendizagem, cura de fobias e traumas, medos, estado emocional e outras contribuições de problemas originados no processo emocional.

Compartilhe esta publicação

OS TERAPEUTAS

Antonio Carlos Andrade

Siga Antônio nas redes sociais

Geovana
Piffer

Siga Geovana nas redes sociais

Olá, como podemos te ajudar?