A hipnose é um estado de atenção extrema, onde são desligados os estímulos externos, e o cérebro pode ser induzido de forma a ajudar no tratamento de três tipos de problemas: alívio da dor, comportamentos indesejáveis e doenças psicossomáticas. Ao contrário do que se pensa, há muita atividade em todo o córtex cerebral durante a hipnose, que é um estado diferenciado de consciência, alterado em comparação com os estados ordinários de vigília e de sono, com elevada receptividade à sugestão por parte da pessoa que nele ingressa, por si mesma ou com intervenção de outra pessoa. Na hipnose a pessoa fica consciente, mas o cérebro, temporariamente, suprime as tentativas de confirmar as informações vindas dos sentidos.
Na hipnoterapia trabalhamos com várias formas de hipnose, inclusive com a regressão de memória que tem o objetivo de identificar em qual momento da vida a carga e estruturas do passado foram mal interpretadas, não assimiladas e reprimidas. A hipnoterapia procura descobrir, assimilar e reorganizar a vida, promovendo o discernimento e a compreensão.
Benefícios:
A hipnoterapia tem objetivo conduzir a pessoa ao encontro da causa dos seus problemas, analisando-os desde o evento causador inicial, passando pelos eventos causadores subsequentes, direcionando para o evento causado final, e em seguida ressignificar esses eventos, e assim redescobrir os seus recursos internos por forma a encontrar as suas próprias soluções terapêuticas.
Os atendimentos de hipnoterapia são realizados para auxiliar os seguintes casos: melhora no foco e na concentração; controle da ansiedade e do stress; aumento da motivação pessoal; facilitação da aprendizagem; estimulação da criatividade; aumento da autoconfiança; aumento da autoestima; liberação de bloqueios; eliminação da timidez; melhoria da enurese; melhoria do sono; controle da dor; preparação para provas e concursos; auxílio para depressão e síndrome do pânico; auxílio para parar de roer unhas; melhoria na performance mental; superação de traumas, medos e fobias; auxílio para deixar de roncar; auxílio para deixar de fumar; solução de tiques nervosos; ajuda na perda de peso; melhoria do bruxismo; melhoria de gagueira; entre outros casos.
Além dos casos citados, a hipnoterapia é utilizada também: em treinamento de memória; auxílio no desenvolvimento cognitivo de crianças; aplicação de hipnose empresarial e hipnose em esportes (para atletas individuais ou equipe).